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terça-feira, 16 de outubro de 2012

MISSÃO, VISÃO E VALORES



Missão: A Missão de uma empresa expressa o motivo pelo qual ela foi criada e a razão de sua existência. A Missão mostra, ainda, a definição do negócio.
Muitas vezes, a Missão é Confundida com a Visão. Mas as diferenças são nítidas. Enquanto a missão mostra o hoje, o presente, a razão de existir, a visão indica onde a empresa gostaria de chegar ou como desejaria ser vista no futuro.
Enquanto a missão é criada para ser perene (normalmente a missão não muda durante toda a existência da empresa, salvo raras exceções) a visão pode mudar com o passar do tempo, assim que ela é alcançada.
Geralmente a missão indica o que uma empresa se propõe a fazer. Mas outras variáveis podem ser acrescentadas para complementar ou deixar mais clara a missão, como onde faz, para quem, de que forma e por que faz. Ex: Nestlé >> Desenvolver as oportunidades de negócios, presentes e futuras, oferecendo ao consumidor produtos alimentícios e serviços de alta qualidade e de valor agregado, a preços competitivos. ( por: SERRANO, Daniel Portillo)
Visão: A Visão de uma empresa é o enunciado do que ela espera em um futuro ou determinado espaço de tempo. Ao contrário da Missão que descreve o presente, o agora, a razão de a empresa existir, a Visão explicita como a empresa deve ser vista, o que deseja realizar ou aonde quer chegar. Se a Missão é permanente e não muda com o tempo, a visão pode ser alterada assim que os seus objetivos são alcançados.
Normalmente uma ou mais perguntas das elencadas a seguir devem ser respondidas pela visão: O que a empresa deseja ser; Onde deseja chegar; Como a empresa será vista; Em que ela deseja se transformar; O que precisa atingir.
Existe uma discussão a respeito de como deve ser escrita a visão. Alguns pensadores afirmam que a visão deve ser racional. Ser mensurável. Caso contrário não seria atingível. Outros, no entanto, afirmam que a visão é subjetiva e não deve conter dados quantitativos, mas apenas a aspiração da empresa. Ex: Boticário >> O Boticário tem como crença ser uma empresa percebida como criadora e disseminadora de produtos que expressem sensibilidade, harmonia e beleza. Em toda a parte, por todas as pessoas, no mundo inteiro. Uma empresa cuja marca é referência em inovação e qualidade superior. E cujas ações traduzem seu total respeito ao meio ambiente. (por: SERRANO, Daniel Portillo)

Valores: Valores são definidos como crenças primordiais para a tomada de decisão. São os princípios de orientação essenciais, intrínsecos e importantes para os componentes da organização. Eles podem e devem ser entendidos como ideias a serem seguidas, sendo os lideres os principais agentes da prática dos valores, uma vez que esses princípios devem ser transformados em atitudes. Os valores são o conjunto dos princípios e crenças que a organização carrega, fornecendo suporte para a tomada de decisões. Além de contemplarem uma grande interação com questões éticas e morais. Podendo se transformar em combustível para vantagem competitiva. Os valores são "características, virtudes, qualidades da organização que podem ser objeto de avaliação, como se estivessem em uma escala, com gradação entre avaliações extremas". Em suma, os valores organizacionais contribuem e muito para a organização, pois manifestam o caminho por onde a empresa deseja chegar, além de servirem como balizas que auxiliam a aferir se as estratégias e decisões escolhidas são congruentes com seus princípios e crenças. É importante ressaltar que os valores organizacionais devem ser aplicados a todos os setores da organização e a todas as suas tarefas.

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