A imagem
corporativa define como uma empresa se parece, como ela é
percebida, ao contrário da identidade corporativa que define quem a
empresa é.
A imagem é um conjunto de significados
pelos quais se chega a conhecer um objeto e por meio do qual as pessoas o
descrevem, recordam e se relacionam. Mas, acrescenta que imagem também é o
resultado da interação de crenças, idéias, sentimentos e impressões
constituídas pelas pessoas sobre determinado objeto. A imagem corporativa se
relaciona com a visão que os públicos possuem de determinada organização, e
costuma estar fortemente ligada aos produtos gráficos, a identidade visual, que
é construída através das diversas percepções da comunicação em relação à
publicidade, logotipos, cores, embalagens e etc. Essa imagem que corresponde a
uma visão externa da organização, depende também da forma de comunicação
interna, onde ela é definida através do foco no público, as ações que serão realizadas
para atingi-los, a forma de comunicação escolhida além da missão, visão e
valores da organização e revela como ela está organizada, além de indicar se é
centralizada ou descentralizada, se possui divisões e filias e o ramo em que
atua.É a forma que uma empresa é vista, e avaliada pelos públicos, está ligada
ao que a organização representa. Os relações públicas fazem parte do quadro de
profissionais que trabalham para que a imagem corporativa seja atraente aos
olhos dos diversos públicos, de modo que consigam despertar o interesse dos
cosumidores e valorizar a marca.
Muitas empresas investem tempo e recursos,
para influenciar a opinião que os consumidores deixarão sobre os serviços
oferecidos pela empresa e o próprio negócio. Este processo de cultivo de
relações positivas não se estende a única interação com os consumidores, mas
também a interação permanente com os meios de comunicação, sindicatos,
associações industriais e outras entidades que têm um impacto direto e indireto
sobre a opinião pública. A imagem corporativa é a melhor maneira de perceber e
de imagem das corporações. No ambiente de negócios competitivo, muitas empresas
trabalham para criar e comunicar uma imagem positiva para seus clientes,
acionistas, comunidade financeira e público em geral. Uma empresa que que
ignora a sua imagem pode encontrar uma variedade de problemas.
Independente do tamanho da organização, é
importante que os gestores reconheçam a importancia de criar e manter uma
imagem forte, e que os funcionários também estejam a par disso. Uma boa imagem
corporativa pode levar anos para ser construida, por isso, o foco na reputação
da imagem organizacional a longo prazo, a franqueza e a vontade de dar aos
“stakeholders” o direito de saber, contribui bastante com a boa construção da
imagem.
Diversos fatores tem contribuição com o
crescimento da importância da imagem corporativa. A globalização é um deles,
que representa a forma como a organização expande suas operações, tanto
externamente quanto internamente.
Uma analogia simples para entender esses
conceitos é imaginar que a imagem
corporativa é como uma tela em
branco que as pessoas possuem em suas mentes em relação a uma
determinada empresa com a qual ainda não tiveram contato. A imagem é o
preenchimento dessa tela, como
se fosse um quebra-cabeças. As
pessoas vão construindo a imagem com peças que a própria empresa fornece. Se a
empresa não sabe muito bem como é a tela
original (a identidade), não consegue distribuir as peças corretas para
preencher a tela na cabeça das
pessoas (a imagem). Isso faz com que se forme uma imagem confusa, onde as peças
não se encaixam. Assim, é difícil confiar na empresa e formar uma opinião
favorável, pois não há clareza e nem coerência. A reputação da empresa fica
prejudicada, pois não se consegue discernir os pontos determinantes para a
tomada de decisão. Há então os casos presenciados diariamente de peças que não
se encaixam, como os anúncios milionários dos bancos afirmando que o cliente é
especial, enquanto faz com que eles tenham um tratamento abaixo da crítica,
esperando por longos intervalos de tempo para serem atendidos. Definindo é um
sistema no qual mostre a finalidade da empresa com o consumidor.
Fonte: WIKIPÉDIA
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