O QUE VOCÊ PROCURA

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

FIQUE POR DENTRO!


ABSENTEÍSMO: O termo absenteísmo é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho ou estudantes nas escolas, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente. Alguns dos fatores que contribuem para o crescimento nos índices do absenteísmo: 1 - Presença de líderes despreparados para conduzirem suas equipes; 2 – Ferramentas inadequadas para o exercício da profissão; 3 – Desorganização completa; 4 – Pouca ou nenhuma perspectiva de crescimento interno; 5 – Funcionários desmotivados; 6 – Cobrança de metas inatingíveis; 7 – Clima interno pesado; 8 – Falta de comunicação; entre outros. 

CLIMA ORGANIZACIONAL: Conceitua-se como “Clima Organizacional” a ferramenta administrativa, integrante do Sistema da Qualidade, utilizada para medir e apurar o grau de satisfação dos colaboradores diretos da empresa perante determinadas variáveis. Pode ser utilizada e aplicada isoladamente ou de forma conjunta com as demais ferramentas do Sistema de Qualidade. O “Clima Organizacional” é mais uma ferramenta disponível para utilização pelo administrador no processo organizacional e administrativo das empresas. Essa ferramenta bem utilizada possibilita à direção das empresas detectar fatores, procedimentos adotados e alguns problemas de relacionamento hierárquico e relacional que não são bem aceitos pelos seus colaboradores diretos, o que pode representar ponto de atrito e estrangulamento no processo organizacional, relacional e evolutivo das empresas. 

CICLO MOTIVACIONAL: O comportamento humano pode ser explicado através do ciclo motivacional, isto é, o processo pelo qual as necessidades condicionam o nosso comportamento a algum estado de resolução. Esse ciclo se divide em seis etapas: 1.O organismo humano permanece em estado de equilíbrio; 2.Um estímulo rompe este equilíbrio; 3.Cria-se uma necessidade; 4.Essa provoca um estado de tensão, insatisfação, desconforto em substituição ao anterior estado de equilíbrio; 

CAPITAL INTELECTUAL: O Capital Intelectual é resultante de três fatores ocultos definidos como: 1.Capital humano: composto pelo conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos empregados, além dos valores, cultura e a filosofia da empresa; 2.Capital estrutural : inclui equipamentos de informática, softwares, banco de dados patentes, marcas registradas e tudo o mais que apóia a produtividade dos empregados; 3.Capital de clientes : envolve o relacionamento com clientes e tudo o mais que agregue valor para os clientes da organização.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário