Identidade Corporativa nada mais é do que o conjunto de valores e crenças que diferenciam uma organização das outras que existem no mercado, em outras palavras podemos dizer que é a personalidade da organização. Além disso, a Identidade Corporativa inclui um conjunto de imagem, logotipo, símbolo e cores que são veiculados junto à imagem da instituição formando sua marca.
Podemos dizer que a identidade corporativa depende de quatro fatores básicos, são eles:
· Comunicação corporativa: todas as formas de comunicação utilizadas pela empresa no relacionamento com seus públicos de interesse;
· Identidade visual: pode-se dizer que é o conjunto de imagens e símbolos, que servem para traduzir de forma gráfica algumas características da empresa;
· Comportamento corporativo: todas as ações desenvolvidas pela organização com o foco no relacionamento com o mercado;
· Cultura organizacional: os valores e princípios estabelecidos e seguidos pela organização.
Conclui-se que a Identidade Corporativa é um dos maiores patrimônios que uma empresa pode ter, pois, depois de fixada na mente dos públicos toda vez que a “marca” da organização for mencionada ou vista será associada à instituição e suas ações. Assim o uso da Identidade Corporativa de forma homogênea gera credibilidade e segurança ao produto ou serviço que a organização oferece, construindo pouco a pouco um patrimônio intangível e essencial para qualquer organização. (por: MUNIZ, Isabela de Freitas)
Fonte: MAKECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário